Em Êutifron, ou da Piedade, Sócrates, chamado ao tribunal, encontra Êutifron, conhecido por ser um notável teólogo, que levou o pai perante a justiça pois este deixou morrer na prisão um escravo assassino; Para justificar seu ato, Êutifron cita exemplos de Zeus, que mutilou o seu próprio pai pois este devorava os filhos.
Sócrates não se contenta com os exemplos de piedade apresentados, perguntando ao teólogo o que ele compreende por "piedoso", ao que este responde: "Aquilo que agrada aos deuses".
O filósofo nota que os deuses estão em desacordo perpétuo e que, se a conduta do teólogo teria o assentimento de Zeus, certamente não teria o de Cronos. O problema está, então, em saber se uma coisa é piedosa somente por ser amada pelos deuses ou se é amada pelos deuses por ser puramente piedosa. Assim, não se valida um ato refugiando-se preguiçosamente por detrás de ordens divinas, mas sim buscando aquilo que fundamenta seu valor.



A Punição de Cronos por Zeus



Devido seu questionamento, o Êutifron é tema de diversos debates, alguns refutando a crença em Deus, outros argumento em favor da divindade. Para melhor ilustrar, segue abaixo um vídeo de autoria do Canal do Youtube One Minute Apologist, onde, além do Êutifron, diversos outros temas são tratados, sempre num período de tempo compreendido entre 1 e 2 minutos.